O desafio da profissionalização do docente universitário

Autores/as

  • Edemar Rotta

Palabras clave:

Docente universitário, profissionalização, construção de saberes, autonomia, emancipação dos sujeitos

Resumen

As transformações em curso no mundo do trabalho e na dinâmica social exigem do docente universitário um processo de profissionalização. Essa necessidade de profissionalização defronta-se com a ausência quase completa de reflexão e de teorização das práticas realizadas por esse profissional que ampliou seu espaço de trabalho, mas pouco qualificou sua atuação. A superação da lógica instrumental, a construção de saberes que fundamentem a prática, a formação permanente, a autonomia, o compromisso com a categoria e com a emancipação dos sujeitos são desafios que se apresentam a esse novo profissional. Na interação com os desafios concretos vai se forjando um profissional com a necessidade de compreender sua ação no contexto das relações sociais em sua totalidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edemar Rotta

Professor da UNIJUI. Doutor em Serviço Social pela PUCRS.Mestre em Sociologia pela UFRGS. Especialista em Educação. Especialista em Filosofia. Licenciado em Filosofia com habilitação para Filosofia, Sociologia e História.

Publicado

2012-06-28

Cómo citar

Rotta, E. (2012). O desafio da profissionalização do docente universitário. Sociedade Em Debate, 15(1), 51-61. Recuperado a partir de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/359