A influência dos Estudos Decoloniais na Formação Profissional em Serviço Social
DOI:
https://doi.org/10.47208/sd.v29i1.3041Palabras clave:
Colonialidade do Poder, Colonialidade do Saber, Serviço Social, Formação ProfissionalResumen
O presente ensaio tem por objetivo discutir sobre o papel dos estudos decoloniais, em especial as contribuições conceituais dos sociólogos Aníbal Quijano e Edgardo Lander, referente a colonialidade do poder e a do saber, respectivamente; destacando a importância dessa questão para a formação profissional em Serviço Social, por ampliar o entendimento histórico-original da realidade social. Para tanto, o estudo terá abordagem qualitativa com discussão narrativa-conceitual da literatura pertinente que debate sobre colonialidade e sua repercussão e de que forma o Serviço Social pode está incorporando essa temática como lente de interpretação das relações de poder e dominação na sociedade capitalista. Conclui-se que para cumprir o projeto ético-político do Serviço Social que preserve o direito e a justiça social, qualificar a sua dimensão técnica-operativa no cenário de desigualdades sociais; faz-se necessário aprimorar seu arcabouço teórico inserindo os estudos decoloniais no seu parâmetro teórico-metodológico.
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