Formação continuada e educação permanente: discutindo conceitos no Serviço Social e áreas afins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47208/sd.v27i2.2756

Palavras-chave:

Formação continuada, Educação permanente, Formação profissional, Serviço Social

Resumo

O objetivo central deste artigo consiste em verificar como estão sendo tecidas as concepções sobre a formação continuada e educação permanente no âmbito acadêmico-científico, com vistas a desvelar a formação profissional, suas implicações na empregabilidade e na função social das/os profissionais de Serviço Social. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, quanti-qualitativa e descritiva que possui como objeto as principais revistas da área de Serviço Social durante o período de 2010 a 2018. Como resultados, foram revisados dez periódicos que apresentaram publicações referente ao tema, resultando em 14 artigos analisados. A conclusão da pesquisa evidenciou que, em relação à formação continuada, entende-se que pode ser um caminho promissor para se chegar à educação permanente, fazendo-se necessária, para tal, uma postura investigativa da/o profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Kologeski Fraga, Universidade Federal de Santa Maria

Pós Doutora em Serviço Social pela Universidade de Coimbra/Portugal, Doutora em Serviço Social (PUCRS), Mestre em Serviço Social (PUCRS), Graduação em Serviço Social (PUCRS); atualmente é professora associada do Curso de Serviço Social/Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), chefe do Departamento de Serviço Social da UFSM e líder do Núcleo de Estudos, Pesquisa Extensão em Violência e Serviço Social (Nepevis) da UFSM.

Cristina Maria Pinto Albuquerque, Universidade de Coimbra/Portugal

Pós-doutora em Filosofia Social e Política pela Universidade Paris Descartes, Sorbonne Cité, Doutora em trabalho social e política social pela Faculdade de Letras da Universidade de Fribourg (Suiça), no Domínio de Especialização Travail Social et Politiques Sociales, Mestrado em Política Social (Instituto Superior Bissaya Barreto) e Graduação em Serviço Social (Instituto Superior Bissaya Barreto). Atualmente é Professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra. Exerce atualmente a função de Vice-reitora da Universidade de Coimbra. Professora orientadora de Pós-Doutoramento.

Referências

ALBUQUERQUE, C. P. Legitimidade e reconhecimento da prática de Serviço Social: abordagem construtivista. Serviço Social Revista. Londrina, v. 13, n.2, Jan./Jan. 2011. p. 104-118. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/viewFile/9496/9113>. Acesso em: 01 abr. 2019.

ALVES, M. G. O regresso de licenciados ao ensino superior: entre a inserção profissional e a educação ao longo da vida. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21 n. 64, p.101-120, Jan./Mar., 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782016000100101&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 06 abr. 2019.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luiz Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2016.

BRAGANÇA, I. F. S.; PEREZ, J. G. M. Formação Continuada em Escolas de Tempo Integral: narrativas de professoras. Educação &. Realidade, Porto Alegre, v.41, n.4, p.1161-1182, Out./Dez., 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-62362016000401161&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 04 abr. 2019.

CABRAL, C. Pelas telas, pela janela: o conhecimento dialogicamente situado. Cadernos Pagu (27), 2006, p. 63-97. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644759>. Acesso em: 10 jan. 2021.

CARTAXO, A. M. B.; MANFROI, V. M.; SANTOS, M. T. Formação continuada: implicações e possibilidades no exercício profissional do assistente social. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 239-253, Dez., 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/S1414-49802012000200010>. Acesso em: 04 abr. 2019.

CFESS. Conselho Federal de Serviço Social. Política de educação permanente do conjunto CFESS-CRESS. Brasília-DF: CFESS, 2012. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_POL-EDUCACAO-PERMANENTE.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2019.

CFESS. Conselho Federal de Serviço Social. Código de Ética profissional dos assistentes sociais. 9. Ed. rev. e atual. Brasília/DF: CFESS, 2011.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPEIOR- CAPES. Periódicos WebQualis – Área: Serviço Social. Disponível em: <http://qualis.capes.gov.br/webqualis/. Acesso em: 09 mar. 2019.

FERNANDES, R. M. C. Processos de educação permanente nas situações de trabalho no suas. Sociedade em Debate, Pelotas, v. 23, n. 2, p. 121 - 147, jul./dez. 2017. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/175060>. Acesso em: 04 abr. 2019.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação e Sociedade, Campinas, SP, ano 23, n. 79, p.257 – 272, ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf >. Acesso em: 22 abr. 2019.

FERREIRA, S.; TORRES, A. Participação como foco de aprendizagem na educação permanente no Sistema Único de Assistência Social. Serviço Social em Revista, Londrina, v.20, n.1, p.215-232, Jul./Dez. 2017. Disponível em: . Acesso em: 04 abr. 2019.

GOMES, M. S.; CASARIN, Q. E.; DUARTE, G. O conhecimento situado e a pesquisa-ação como metodologias feministas e decoloniais: um Estudo Bibliométrico. Revista CS, n. 29, p.47-72, 2019. Disponível em: <https://www.icesi.edu.co/revistas/index.php/revista_cs/article/view/3186>. Acesso em: 10 jan. 2021.

LEAL, J. H. M.; NOGUEIRA, A. C. C.; LIMA, F. L. T. Serviço Social e educação permanente: interface entre preceptoria e formação em saúde. Temporalis, Brasília, v. 18, n. 36, p. 379-396, jan., 2018. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/20786>. Acesso em: 04 abr. 2019.

LIMA, T. C. S. de; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál. Florianópolis, v. 10 n. esp. p. 37-45 2007.

MARCONDES, N. A. V.; BARBOSA, J. A.; BRISOLA, Elisa Maria Andrade. Formação continuada e pós-graduação: introito retrospectivo do Serviço Social. Serviço Social em Revista, Londrina, v.14, n.2, p.214-235, Jan./Jun., 2012. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/13030/11645>. Acesso em: 04 abr. 2019.

MARCONDES, N. A. V.; BRISOLA, E. M. A.; CHAMON, E. M. Q. O. Formação continuada e pós-graduação: introito retrospectivo do Serviço Social. Serviço Social em Revista, Londrina, v.14, n.2, p.214-235, Jan./Jun., 2012. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/13030/11645>. Acesso em: 04 abr. 2019.

MARCONDES, N. A. V.; BRISOLA, E. M. A.; CHAMON, E. M. Q. O. Busca autônoma por educação permanente e consolidação da identidade profissional crítica. Serviço Social em Revista, Londrina, v.17, n.2, p.187-208, Jan./Jun., 2015a. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/16728/17693>. Acesso em: 04 abr. 2019.

MARCONDES, N. A. V.; BRISOLA, E. M. A.; CHAMON, E. M. Q. O. O Estado da Arte na Ambiência da Internet: Como está a produção sobre Educação Permanente do Assistente Social? Revista Univap, São José dos Campos/SP, v. 21, n. 37, jul. 2015b. p. 65-79. Disponível em: <https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/281>. Acesso em: 18 jan. 2021.

MARCONDES, N. A. V.; BRISOLA, E. M. A. Educação continuada e seus reflexos na qualidade dos serviços prestados pelos assistentes sociais. Sociedade em Debate, 20(1): 92-121, 2014. Disponível em: http://revistas.ucpel.tche.br/index.php/rsd/article/view/795/0. Acesso em: 06 abr. 2019.

MATTOS, V. B.; BIANCHETTI, L. Educação continuada: solução para o desemprego? Educação & Sociedade, Campinas, v.32, n.117, p.1167-1184, Out./Dez., 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302011000400015&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 04 abr. 2019.

MICCAS, F. L.; BATISTA, S. H. S. S. Educação permanente em saúde: metassíntese. Revista Saúde Pública, São Paulo, v.48, n.1, p.170-185, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0034-89102014000100170&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 04 abr. 2019.

NASCIMENTO, C. C. S.; OLIVEIRA, C. M. de. Educação permanente e serviço social: apontamentos sobre a formação profissional. Temporalis, Brasília, v. 16, n. 31, p. 133-166, Fev. 2016. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/12321>. Acesso em: 04 abr. 2019.

OLIVEIRA, C. C.; LIMA, L. M. P. Epistemologia da Auto-Organização na Educação Não Formal Permanente em Comunidades. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 170-183, Jan./Jun., 2014. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/16980/1176>. Acesso em: 04 abr. 2019.

PACCA, J. L. A.; VILLANI, A. A formação continuada do professor de Física. Estudos Avançados, São Paulo, v.32, n.94, pp. 57-71, Set./Dez. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300057>. Acesso em: 04 abr. 2019.

PINTO, C. L. L.; BARREIRO, C. B. B.; SILVEIRA, D. do N. Formação Continuada de professores: Ampliando a compreensão aceca deste conceito. Revista Thema, p.1-14, 2010. Disponível em: < http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/download/19/19>. Acesso em: 29 dez. 2019.

PRATES, J. C. O método marxiano de investigação e o enfoque misto na pesquisa social: uma relação necessária. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 116- 128, jan./jul. 2012. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/11647>. Acesso em: 29 abr. 2019.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Fraga, C. K., & Albuquerque, C. M. P. (2021). Formação continuada e educação permanente: discutindo conceitos no Serviço Social e áreas afins. Sociedade Em Debate, 27(2), 198-216. https://doi.org/10.47208/sd.v27i2.2756