Questão Social, Crise do Capital e Formação Profissional: desafios ao Serviço Social na contemporaneidade

Autores/as

  • Rosangela Nair de Carvalho Barbosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Crise do Capital, Questão Social, Neoliberalismo, Formação Profissional e Serviço Social.

Resumen

A questão da crise do capital tem centralidade nas estratégias de dominação do valor, de modo que a formação profissional do Serviço Social brasileiro - ciosa pelos fundamentos essenciais para a preparação crítica consistente de profissionais e pesquisadores – precisa problematizar a sua capacidade de vertebrar os estudos da profissão para o tema, após vinte anos de diretrizes curriculares. O ensaio apresenta reflexões sobre a crise do capital e a questão social, sugerindo balanço sobre este debate na graduação e pós-graduação na área, visando aprofundar a qualificação científica do debate marxista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosangela Nair de Carvalho Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Política Social e do Programa de Estudos de Trabalho e Política da Faculdade de Serviço Social da UERJ. Pesquisadora CNPq. Procientista Faperj/UERJ.

Publicado

2018-04-20

Cómo citar

Barbosa, R. N. de C. (2018). Questão Social, Crise do Capital e Formação Profissional: desafios ao Serviço Social na contemporaneidade. Sociedade Em Debate, 24(2), 245 - 272. Recuperado a partir de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1893