Questão Social, Crise do Capital e Formação Profissional: desafios ao Serviço Social na contemporaneidade

Autores

  • Rosangela Nair de Carvalho Barbosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Crise do Capital, Questão Social, Neoliberalismo, Formação Profissional e Serviço Social.

Resumo

A questão da crise do capital tem centralidade nas estratégias de dominação do valor, de modo que a formação profissional do Serviço Social brasileiro - ciosa pelos fundamentos essenciais para a preparação crítica consistente de profissionais e pesquisadores – precisa problematizar a sua capacidade de vertebrar os estudos da profissão para o tema, após vinte anos de diretrizes curriculares. O ensaio apresenta reflexões sobre a crise do capital e a questão social, sugerindo balanço sobre este debate na graduação e pós-graduação na área, visando aprofundar a qualificação científica do debate marxista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Nair de Carvalho Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Política Social e do Programa de Estudos de Trabalho e Política da Faculdade de Serviço Social da UERJ. Pesquisadora CNPq. Procientista Faperj/UERJ.

Downloads

Publicado

2018-04-20

Como Citar

Barbosa, R. N. de C. (2018). Questão Social, Crise do Capital e Formação Profissional: desafios ao Serviço Social na contemporaneidade. Sociedade Em Debate, 24(2), 245 - 272. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1893