Estratégia Saúde da Família: foco da disputa entre projetos sanitários no Brasil

Autores/as

  • Kathleen Elane Leal Vasconcelos
  • Valdilene Pereira Viana Schmaller

Palabras clave:

política de saúde, atenção primária à saúde, estratégia Saúde da Família

Resumen

O objetivo deste trabalho é discutir o significado que a
Estratégia Saúde da Família (ESF) assume na política sanitária
brasileira. Para tanto, com base em documentos e no debate
internacional, enfoca a Atenção Primária à Saúde (APS) enquanto política de reorganização do modelo de atenção à saúde nos últimos anos. Tendo como referência o significado assistencial que a ESF vem assumindo no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), busca-se problematizar as distorções no campo da ampliação do acesso universal e integral aos serviços sanitários desde o seu processo de implementação, sendo realizada uma análise do discurso político do Ministério da Saúde sobre a Estratégia e as críticas realizadas à mesma por alguns autores que discutem o projeto contra-hegemônico na saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kathleen Elane Leal Vasconcelos

Assistente Social, mestre em Sociologia, Doutoranda em Serviço Social pela UFPE. Docente do Departamento de Serviço Social, Universidade Estadual da Paraíba. Endereço Profissional: Centro de Ciências Sociais Aplicadas / CCSA - Departamento de Serviço Social.

Valdilene Pereira Viana Schmaller

Assistente Social, mestre em Serviço Social e Doutora em Serviço Social pela UFPE. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2012-12-07

Cómo citar

Vasconcelos, K. E. L., & Schmaller, V. P. V. (2012). Estratégia Saúde da Família: foco da disputa entre projetos sanitários no Brasil. Sociedade Em Debate, 17(1), 89-118. Recuperado a partir de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/686