Estratégia Saúde da Família: foco da disputa entre projetos sanitários no Brasil

Autores

  • Kathleen Elane Leal Vasconcelos
  • Valdilene Pereira Viana Schmaller

Palavras-chave:

política de saúde, atenção primária à saúde, estratégia Saúde da Família

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir o significado que a
Estratégia Saúde da Família (ESF) assume na política sanitária
brasileira. Para tanto, com base em documentos e no debate
internacional, enfoca a Atenção Primária à Saúde (APS) enquanto política de reorganização do modelo de atenção à saúde nos últimos anos. Tendo como referência o significado assistencial que a ESF vem assumindo no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), busca-se problematizar as distorções no campo da ampliação do acesso universal e integral aos serviços sanitários desde o seu processo de implementação, sendo realizada uma análise do discurso político do Ministério da Saúde sobre a Estratégia e as críticas realizadas à mesma por alguns autores que discutem o projeto contra-hegemônico na saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kathleen Elane Leal Vasconcelos

Assistente Social, mestre em Sociologia, Doutoranda em Serviço Social pela UFPE. Docente do Departamento de Serviço Social, Universidade Estadual da Paraíba. Endereço Profissional: Centro de Ciências Sociais Aplicadas / CCSA - Departamento de Serviço Social.

Valdilene Pereira Viana Schmaller

Assistente Social, mestre em Serviço Social e Doutora em Serviço Social pela UFPE. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Vasconcelos, K. E. L., & Schmaller, V. P. V. (2012). Estratégia Saúde da Família: foco da disputa entre projetos sanitários no Brasil. Sociedade Em Debate, 17(1), 89-118. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/686