O desafio da profissionalização do docente universitário

Autores

  • Edemar Rotta

Palavras-chave:

Docente universitário, profissionalização, construção de saberes, autonomia, emancipação dos sujeitos

Resumo

As transformações em curso no mundo do trabalho e na dinâmica social exigem do docente universitário um processo de profissionalização. Essa necessidade de profissionalização defronta-se com a ausência quase completa de reflexão e de teorização das práticas realizadas por esse profissional que ampliou seu espaço de trabalho, mas pouco qualificou sua atuação. A superação da lógica instrumental, a construção de saberes que fundamentem a prática, a formação permanente, a autonomia, o compromisso com a categoria e com a emancipação dos sujeitos são desafios que se apresentam a esse novo profissional. Na interação com os desafios concretos vai se forjando um profissional com a necessidade de compreender sua ação no contexto das relações sociais em sua totalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edemar Rotta

Professor da UNIJUI. Doutor em Serviço Social pela PUCRS.Mestre em Sociologia pela UFRGS. Especialista em Educação. Especialista em Filosofia. Licenciado em Filosofia com habilitação para Filosofia, Sociologia e História.

Downloads

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Rotta, E. (2012). O desafio da profissionalização do docente universitário. Sociedade Em Debate, 15(1), 51-61. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/359