A influência dos Estudos Decoloniais na Formação Profissional em Serviço Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47208/sd.v29i1.3041

Palavras-chave:

Colonialidade do Poder, Colonialidade do Saber, Serviço Social, Formação Profissional

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo discutir sobre o papel dos estudos decoloniais, em especial as contribuições conceituais dos sociólogos Aníbal Quijano e Edgardo Lander, referente a colonialidade do poder e a do saber, respectivamente; destacando a importância dessa questão para a formação profissional em Serviço Social, por ampliar o entendimento histórico-original da realidade social. Para tanto, o estudo terá abordagem qualitativa com discussão narrativa-conceitual da literatura pertinente que debate sobre colonialidade e sua repercussão e de que forma o Serviço Social pode está incorporando essa temática como lente de interpretação das relações de poder e dominação na sociedade capitalista. Conclui-se que para cumprir o projeto ético-político do Serviço Social que preserve o direito e a justiça social, qualificar a sua dimensão técnica-operativa no cenário de desigualdades sociais; faz-se necessário aprimorar seu arcabouço teórico inserindo os estudos decoloniais no seu parâmetro teórico-metodológico.

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Biografia do Autor

Francisco Elenilton Rodrigues do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Assistente Social. Discente do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Endereço institucional: Avenida Silas Munguba, 1700, Campus Itaperi, Fortaleza (CE), CEP 60714-903. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Maria Lucielma Barbosa Vieira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Assistente Social. Discente do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Endereço institucional: Avenida Silas Munguba, 1700, Campus Itaperi, Fortaleza (CE), CEP 60714-903. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Francisco Ercílio Moura, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Advogado e Professor Universitário. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos, Lima / Perú (UNMSM) e em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Professor Colaborador do Mestrado Acadêmico em Serviço, Trabalho e Questão Social (MASS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Endereço institucional: Avenida Silas Munguba, 1700, Campus Itaperi, Fortaleza (CE), CEP 60714-903.

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Nascimento, F. E. R. do, Barbosa Vieira, M. L., & Moura, F. E. . (2023). A influência dos Estudos Decoloniais na Formação Profissional em Serviço Social. Sociedade Em Debate, 29(1), 186-203. https://doi.org/10.47208/sd.v29i1.3041