Educação e moralização

Breves notas sobre a Pedagogia de Kant

Autores/as

  • Gefferson Silva da Silveira

Resumen

Objetiva-se apresentar alguns pressupostos acerca da concepção de pedagogia esboçados no pensamento do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-
1804), concentrando-se exclusivamente sobre a parte introdutória da obra Sobre a pedagogia. Para Kant, o principal propósito da educação é desenvolver a natureza humana em vista de um progresso da humanidade. O ser humano nasce como um dos animais mais frágeis, por isso precisa ser cuidado e ficar sob a tutela de outro no início de sua vida. Mas, também, tem em si a potencialidade da moralidade, que precisa ser estimulada para aflorar. Nesse sentido, a educação apresenta-se como condição de possibilidade para a humanização do ser humano. Como a natureza humana, por si só, não dispõe de condições suficientes para levar a cabo tal tarefa, a educação aparece como um projeto ideal capaz de conduzir a humanidade a um estágio de perfectibilidade.

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Publicado

2023-11-29

Cómo citar

Silva da Silveira, G. . (2023). Educação e moralização: Breves notas sobre a Pedagogia de Kant. Razão E Fé , 25(1). Recuperado a partir de https://rle.ucpel.edu.br/rrf/article/view/3489