Educação e moralização
Breves notas sobre a Pedagogia de Kant
Resumo
Objetiva-se apresentar alguns pressupostos acerca da concepção de pedagogia esboçados no pensamento do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-
1804), concentrando-se exclusivamente sobre a parte introdutória da obra Sobre a pedagogia. Para Kant, o principal propósito da educação é desenvolver a natureza humana em vista de um progresso da humanidade. O ser humano nasce como um dos animais mais frágeis, por isso precisa ser cuidado e ficar sob a tutela de outro no início de sua vida. Mas, também, tem em si a potencialidade da moralidade, que precisa ser estimulada para aflorar. Nesse sentido, a educação apresenta-se como condição de possibilidade para a humanização do ser humano. Como a natureza humana, por si só, não dispõe de condições suficientes para levar a cabo tal tarefa, a educação aparece como um projeto ideal capaz de conduzir a humanidade a um estágio de perfectibilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.