Reflexões necessárias sobre o Estado Democrático e Social de Direito e sua incompatibilidade com o neoliberalismo: que sociedade queremos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47208/sd.v28i2.3230

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Ribeiro Rafagnin, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Pós-Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Política Social e Direitos Humanos e Mestre em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas. Professor do curso de Direito da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Maritânia Salete Salvi Rafagnin, Centro Universitário São Francisco de Barreiras

Doutora em Política Social e Direitos Humanos e Mestra em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas. Professora do Centro Universitário São Francisco de Barreiras.

Vera Maria Ribeiro Nogueira, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas (RS)

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1967), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona - Departamento de Sociologia - Seminário de Análise de Politicas Pública - SAPS (2007). Professora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina e professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas. Pesquisadora do CNPq. Editora da Revista Sociedade em Debate da Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de saúde em áreas fronteiriças, direito à saúde, ação profissional, análise e avaliação de políticas sociais. Orientadora de doutorado e de pós-doutorado.

Referências

BASTOS, Fábio de Mendonça. Neoliberalismo e a recente política de privatização no Brasil: o caso da malha nordeste da Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2003.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília (DF), 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 11 ago. 2022.

CONTO, Mário De. O princípio da Proibição do Retrocesso Social: uma análise a partir dos pressupostos da hermenêutica filosófica. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2008.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. 14ª ed. São Paulo: Malheiros, 2010.

HESSE, Konrad. A Força Normativa da Constituição. Tradução de Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1991.

IANNI, Octávio. Globalização e Neoliberalismo. São Paulo em Perspectiva. Fundação SEADE. São Paulo, v. 12, n. 2, p. 27-32, abr./jun. 1998.

RAFAGNIN, Thiago Ribeiro. Emenda constitucional 95: do neoliberalismo à possível violação da Constituição Federal de 1988. Tese (doutorado) – Universidade Católica de Pelotas, Programa de PósGraduação em Política Social e Direitos Humanos. Orientador: Renato da Silva Della Vechia – Pelotas: UCPEL, 2019.

SARLET, Ingo Wolfgand. Dignidade (da Pessoa) Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. 10ª Edição. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Rafagnin, T. R., Salete Salvi Rafagnin, M., & Nogueira, V. M. R. (2022). Reflexões necessárias sobre o Estado Democrático e Social de Direito e sua incompatibilidade com o neoliberalismo: que sociedade queremos?. Sociedade Em Debate, 28(2), 4-9. https://doi.org/10.47208/sd.v28i2.3230

Edição

Seção

Editorial