Análise da pobreza, fatalismo e resiliência em comunidades rurais nas regiões Nordeste, Norte e Sul do Brasil

Autores

  • Verônica Morais Ximenes Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Carlos Eduardo Esmeraldo Filho Universidade Federal do Ceará
  • Julia Monte Salles Gonçalves Universidade Federal do Ceará
  • Maria Natália Bizerra Pimentel Monteiro Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Pobreza, Resiliência, Fatalismo, Rural

Resumo

O objetivo é analisar a pobreza, o fatalismo e a resiliência em comunidades rurais nas regiões Nordeste, Norte e Sul do Brasil. A pobreza multidimensional propicia uma análise complexa ao levar em conta várias dimensões da vida humana. A resiliência e o fatalismo podem ser considerados categorias que contribuem para o enfrentamento do contexto de adversidades e opressão. A metodologia qualitativa foi desenvolvida nas comunidades rurais da Região Nordeste (Pentecoste), Norte (Humaitá) e Sul (Cascavel) com 14 grupos focais, sendo quatro em Pentecoste, cinco em Humaitá e cinco em Cascavel. Os resultados retratam que a pobreza rural aponta tanto para estratégias adaptativas frente às privações e sofrimentos característicos da pobreza e ações que visam modificar a realidade ou reivindicar políticas públicas. O fatalismo e a resiliência apresentaram-se como uma ferramenta para suportar o sofrimento de caráter adaptativo e poucas situações de transformação da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Morais Ximenes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora da Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM), Doutora em Psicologia pela Universidade de Barcelona, Pós-doutora em Psicologia pela UFRGS, Pesquisadora do CNPq (PQ-2)

Carlos Eduardo Esmeraldo Filho, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do  Ceará (UECE), Doutorando do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará e Professor da Unifanor Wyden.

Julia Monte Salles Gonçalves, Universidade Federal do Ceará

Aluna de Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Ceará, Bolsista PIBIC/CNPq e integrante do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM).

 

Maria Natália Bizerra Pimentel Monteiro, Universidade Federal do Ceará

Aluna de Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Ceará, Bolsista PIBIC/CNPq e integrante do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM).

Downloads

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Ximenes, V. M., Esmeraldo Filho, C. E., Gonçalves, J. M. S., & Monteiro, M. N. B. P. (2019). Análise da pobreza, fatalismo e resiliência em comunidades rurais nas regiões Nordeste, Norte e Sul do Brasil. Sociedade Em Debate, 25(3), 136-152. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2239