Processos Educativos e Formação Humana no âmbito do PAIF: um estudo a partir de documentos

Autores/as

  • Rafael Bianchi Silva Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

Formação Humana, Educação, Assistência Social, CRAS, PAIF.

Resumen

O presente trabalho realiza, a partir de alguns documentos que parametrizam a Política Nacional de Assistência Social, uma análise das estratégias socioeducativas propostas a serem realizadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAIF no âmbito do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), tendo como destaque a metodologia da pesquisa-ação e pedagogia problematizadora de Paulo Freire. No que tange à formação humana, os documentos indicam, como objetivos, que as ações realizadas no serviço, visem o desenvolvimento de potencialidades das famílias e a ampliação da sua capacidade de atuação na comunidade e território onde vivem, potencializando sua ação política. Para tanto, é necessária a construção de uma relação horizontal entre os técnicos e os usuários do serviço. Por fim, são pontuadas algumas dificuldades para a consolidação de tal proposta como a formação do profissional que trabalha na Assistência Social e a posição passiva e conformista da população atendida.

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Biografía del autor/a

Rafael Bianchi Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação (Unesp/Marília). Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Publicado

2019-04-07

Cómo citar

Silva, R. B. (2019). Processos Educativos e Formação Humana no âmbito do PAIF: um estudo a partir de documentos. Sociedade Em Debate, 25(1), 147-160. Recuperado a partir de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2177