Um lugar mais justo para a mulher: desafios para uma democracia inclusiva ao gênero

Autores

  • Sávia Lorena Barreto Carvalho de Sousa Universidade Federal do Piauí
  • Inez Sampaio Nery Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Democracia, Desigualdade, Instituições, Gênero, Políticas Públicas

Resumo

Aborda-se uma interlocução analítica entre políticas públicas, teoria política tradicional e a temática de gênero, buscando localizar na literatura conceitos que permitam problematizar a desigualdade em termos gerais e específicos ao analisar a dimensão de gênero inserida nos pressupostos gerais da democracia. Para isso, trabalha-se os pensamentos de Dahl (1987), Douglas (1998), Giddens (1996) e Biroli (2018). Através de uma pesquisa bibliográfica e teórica, com seleção intencional de literatura, analisa-se as seguintes categorias: minorias, instituições e representatividade nas democracias, estabelecendo a partir dessas categorias uma reflexão acerca das possibilidades de ampliação da igualdade no interior dos regimes democráticos via políticas públicas. Em síntese, conclui-se que um Estado que abarque as perspectivas de gênero dá um passo a mais para garantir a ampliação da igualdade em termos efetivos nas instituições, fornecendo saídas aos dilemas da exclusão feminina na narrativa política e suas consequências para uma sociedade menos desigual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sávia Lorena Barreto Carvalho de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Aluna do Doutorado de Políticas Públicas na Universidade Federal do Piauí. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Políticos e Eleitorais (NEPE) da Universidade Federal do Piauí. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Piauí (2011). Cursou graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Piauí. Hoje é editora-chefe e colunista do portal OitoMeia, além de apresentadora na rádio CBN Teresina. Também é estudante de Psicanálise na Escola Corpo Freudiano, seção Teresina.

Inez Sampaio Nery, Universidade Federal do Piauí

Doutora, livre docente, professora Titular membro efetivo dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e Políticas Públicas da UFPI. Enfermeira pela Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Publicado

2019-07-31

Como Citar

Carvalho de Sousa, S. L. B., & Nery, I. S. (2019). Um lugar mais justo para a mulher: desafios para uma democracia inclusiva ao gênero. Sociedade Em Debate, 25(2), 174-189. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2101