Categoria Bancária Privada: por que e como adoecem os trabalhadores

Authors

  • Natália Cristina Grassi Centro Universitário UNIVATES
  • João Carlos Britto Centro Universitário UNIVATES
  • Liciane Diehl Centro Universitário UNIVATES

Keywords:

Saúde mental, Saúde do trabalhador, Riscos ocupacionais, Ambiente de trabalho, Condições de trabalho.

Abstract

O objetivo desse estudo foi conhecer os motivos mais frequentes de afastamento por atestados médicos e/ou licenças de saúde fornecidas a trabalhadores bancários de instituições financeiras privadas de municípios do Vale do Taquari-RS. A abordagem utilizada foi mista de complementaridade e foram envolvidos 15 profissionais com histórico de adoecimento. As principais formas de adoecimento referem-se à depressão, ao estresse, à ansiedade e à LER/DORT. Ainda, é identificada a presença de assédio moral vertical e horizontal. A disponibilização de informações sobre o processo saúde-doença desses profissionais poderá apoiar revisões dos métodos de gestão praticadas no ambiente de trabalho bancário.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Natália Cristina Grassi, Centro Universitário UNIVATES

Pós-graduanda em Finanças e Controladoria (UNIVATES). Bacharela em Administração (UNIVATES). Lajeado-RS.

João Carlos Britto, Centro Universitário UNIVATES

Doutor em Ambiente e Desenvolvimento (UNIVATES). Mestre em Administração de Empresas e Marketing (PUC-Rio). Bacharel em Administração (UNIVATES).  Professor do Centro de Gestão Organizacional da UNIVATES. Lajeado-RS.

Liciane Diehl, Centro Universitário UNIVATES

Doutoranda em Psicologia (UNISINOS). Mestre em Psicologia Social (PUCRS). Psicóloga (UNISINOS). Professora do Centro de Gestão Organizacional e do curso de Psicologia da UNIVATES.

Published

2018-04-23

How to Cite

Grassi, N. C., Britto, J. C., & Diehl, L. (2018). Categoria Bancária Privada: por que e como adoecem os trabalhadores. Sociedade Em Debate, 24(2), 101 - 121. Retrieved from https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1743