Investimento e gastos em educação e sua influência no desenvolvimento da sociedade: uma revisão sistemática de teses e dissertações entre 2005 e 2015

Autores

  • Bruno Silva Olher Universidade Federal de Viçosa Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
  • Maria de Lourdes Mattos Barreto Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Investimento em educação, IDHM, Revisão sistemática

Resumo

O presente artigo analisa teses e dissertações sobre investimentos/gastos em educação e seu impacto no índice de desenvolvimento humano, com base na Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações, dos principais programas de pós-graduação das Universidades Brasileiras, entre 2005 e 2015. Aborda-se o tema por meio de uma breve análise da metodologia, teoria e resultados alcançados em todos os trabalhos encontrados. Foi feita uma revisão sistemática, com base na análise de seis dimensões (abordagem metodológica, tipos de pesquisa, métodos de coleta e análise dos dados, autores que mais produzem na área, referências mais usadas), cujos resultados apontam o quanto esse tema ainda é incipiente nas pesquisas de pós-graduação. Deste modo, é imprescindível maior atenção para o tema investimento/gasto em educação, visto ser uma realidade em todos os municípios, sobre a qual o necessita de mais publicações sobre o assunto para cobrar dos entes públicos maior responsabilidade com os cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Silva Olher, Universidade Federal de Viçosa Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Doutorando em Economia Doméstica, área de concentração Família e Sociedade, Universidade Federal de Viçosa (UFV) Mestre em Administração, área de concentração Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), MBA: Gestão estratégica em operações, logística e finanças pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Especialização em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Bacharel em Administração, Centro Mineiro de Ensino Superior (CEMES). Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba.

Maria de Lourdes Mattos Barreto, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora Associada IV (DR) da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia Doméstica, com ênfase na Área de Família e Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Programas e Projetos Sociais para a Infância; Políticas de Proteção à Infância; Construção do Conhecimento Social envolvendo temáticas pertinentes à Economia Doméstica tendo crianças e adolescentes como fontes privilegiadas da pesquisa. Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2017-06-04

Como Citar

Olher, B. S., & Barreto, M. de L. M. (2017). Investimento e gastos em educação e sua influência no desenvolvimento da sociedade: uma revisão sistemática de teses e dissertações entre 2005 e 2015. Sociedade Em Debate, 23(2), 148 - 174. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1615