OS NOVOS PÓLOS AUTOMOBILÍSTICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS: Considerações sobre o caso da General Motors em Gravataí (RS)

Autores/as

  • Sandro Ruduit Garcia

Palabras clave:

Indústria automobilística, cadeia produtiva, relações de trabalho, sindicatos

Resumen

O objetivo central deste texto consiste em discutir, sociologicamente, aspectos relativos aos novos pólos automobilísticos no Brasil e suas implicações sociais. Trata-se, mais especificamente, de abordar (a) as características das relações interfirmas nos novos pólos industriais, guiadas pelos conceitos de Condomínio Industrial e de Consórcio Modular, (b) o movimento de reestruturação técnico-organizacional dos fornecedores locais e (c) as mudanças nas relações de trabalho, notadamente nas condições de emprego e nas práticas sindicais. Paralelamente ao exame bibliográfico, serão apresentados resultados obtidos em pesquisa exploratória sobre o caso do novo pólo automobilístico liderado pela General Motors do Brasil no município de Gravataí, Região Metropolitana de Porto Alegre.

Descargas

Biografía del autor/a

Sandro Ruduit Garcia

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, IFCH/ UFRGS. Colaborador no Grupo de Pesquisa/CNPq “Trabalho nas sociedades contemporâneas”.

Publicado

2012-09-04

Cómo citar

Garcia, S. R. (2012). OS NOVOS PÓLOS AUTOMOBILÍSTICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS: Considerações sobre o caso da General Motors em Gravataí (RS). Sociedade Em Debate, 9(3), 187-224. Recuperado a partir de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/548