Contribuições da residência integrada multiprofissional em saúde na trajetória de formação e inserção profissional de assistentes sociais
Palabras clave:
Serviço Social, Saúde, Formação Profissional, Inserção Profissional, Residência Multiprofissional.Resumen
Este artigo tem como objetivo identificar as contribuições do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (RIMS) do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU) vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na trajetória de formação e inserção profissional dos (as) assistentes sociais egressos (as). Fundamenta-se na teoria social e no método dialético, tratando-se de uma pesquisa de campo, baseada em estudo de caráter exploratório, com enfoque misto. Para a coleta de dados foi enviado um questionário, contendo questões abertas e fechadas, ao universo de 27 assistentes sociais egressos (as), resultando em uma amostra de 16 participantes, das três áreas de concentração: Atenção em Alta Complexidade em Saúde, Atenção em Saúde da Mulher e da Criança e Atenção em Urgência e Emergência em Saúde, referentes ao período de 2010 a 2018. Para o tratamento dos resultados, os dados quantitativos foram submetidos à análise estatística simples. As informações qualitativas foram submetidas à técnica da análise de conteúdo, com recorte temático, baseada em Bardin (2011). Conclui-se que para a maioria dos (as) participantes da pesquisa a residência integrada multiprofissional em saúde teve papel determinante, contribuindo de forma crítica e reflexiva para o exercício profissional e a formação continuada. Entretanto, apesar de uma formação repleta de conhecimentos teóricos e práticos, os/as assistentes sociais egressos (as) ainda encontram dificuldades de reconhecimento e inserção profissional, especialmente nos serviços no âmbito do sistema público de saúde na atual conjuntura brasileira.Descargas
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Publicado
2019-10-22
Cómo citar
Grams, N., & Camargo, M. (2019). Contribuições da residência integrada multiprofissional em saúde na trajetória de formação e inserção profissional de assistentes sociais. Sociedade Em Debate, 25(3), 119-135. Recuperado a partir de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2283
Número
Sección
Artigos