As Representações Sociais da AIDS para Idosos Participantes do Programa Municipal da Terceira Idade

Autores

  • Aline Oliveira Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Maria das Dores Saraiva de Loreto Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Idoso, AIDS, Representações Sociais.

Resumo

Objetivou-se com esse trabalho, analisar as representações sociais da AIDS para os idosos participantes do Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI). Metodologicamente foi feito uso da entrevista semiestruturada e da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP). A população estudada foi constituída de homens e mulheres idosos, residentes no município de Viçosa/MG, que frequentam o PMTI, com faixa etária a partir de 60 anos. Os resultados evidenciaram que os idosos tinham conhecimento sobre a AIDS e a associavam na maioria das vezes, a representações negativas evidenciando uma concepção do tipo moral e social. Conclui-se então que diante do aumento dos casos de HIV/AIDS na terceira idade, cabe aos familiares e aos profissionais de saúde informarem aos idosos de que também fazem parte do grupo de risco, buscando alternativas que discutam abertamente sobre a prevenção, de forma a contrapor as situações de estigma e discriminação. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Oliveira Silva, Universidade Federal de Viçosa

Graduada e Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa, e atualmente é estudante de doutorado do programa de pós graduação em Economia Doméstica.

Maria das Dores Saraiva de Loreto, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Economia Doméstica, Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-04-11

Como Citar

Silva, A. O., & Loreto, M. das D. S. de. (2017). As Representações Sociais da AIDS para Idosos Participantes do Programa Municipal da Terceira Idade. Sociedade Em Debate, 23(2), 358 - 382. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1515