Juventude e participação: a experiência dos promotores juvenis de saúde no programa saúde e cidadania no espaço escolar

Autores/as

  • Livia Figueiredo Pequeno

Palabras clave:

juventude, participação, promoção à saúde, promotor de saúde, participação juvenil

Resumen

O trabalho tem como objeto de análise a experiência de promotores juvenis de saúde no Programa Cidadania e Saúde no Espaço Escolar, desenvolvido pela Atenção Primária do Núcleo de Estudos de Saúde do Adolescente (NESA). Traz a análise dos significados que os promotores atribuem à atividade de promotor de saúde, qual concepção possuem de saúde, os limites e possibilidades das ações de promoção de saúde, desenvolvidas pelos promotores, e os significados que os profissionais do NESA atribuem às ações desenvolvidas pelos promotores juvenis de saúde, a partir da perspectiva destes. A juventude é uma categoria histórica e deve ser compreendida como um processo contraditório, apresentando vários significados. Portanto, os jovens constroem sua identidade a partir das suas relações sociais nos vários contextos sociais, culturais, políticos em que se inserem.O trabalho dos promotores de saúde tem como questão central a construção da cidadania e da participação. Suas ações pautadas na educação em saúde, fortalecem a autonomia dos indivíduos, vistos como sujeitos de direitos, construtores de sua própria história.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Livia Figueiredo Pequeno

Assistente Social graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, pós-graduada em Responsabilidade Social e Gestão Estratégica de Projetos Sociais pela Universidade Veiga de Almeida e mestranda em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Publicado

2012-12-07

Cómo citar

Pequeno, L. F. (2012). Juventude e participação: a experiência dos promotores juvenis de saúde no programa saúde e cidadania no espaço escolar. Sociedade Em Debate, 17(1), 171-189. Recuperado a partir de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/689