Políticas públicas na perspectiva do Estado em ação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47208/sd.v28i2.3086

Palabras clave:

Políticas públicas. Estado. Burocracia.

Resumen

O tema do artigo é a política pública, aqui nominada de Estado em ação, o objetivo é apresentar os elementos do Estado em ação (burocracia e política pública). As demandas das classes se encontram em constante disputa e a intervenção pública é a ação, a qual compreende a soma resultante do jogo de forças no processo decisório a respeito da intervenção. Pode-se dizer que as contradições da dinâmica estatal são mediadas pelas políticas públicas.  O estudo pautou-se na abordagem dialética tomando-a como um processo histórico permeado por contradições que interferem nas formas como as relações são estabelecidas no contexto social e conformam as ações do Estado e da burocracia. Considera-se que a ação do Estado (autonomia relativa) para formular e implementar políticas públicas, com o apoio da burocracia profissionalizada, depende dos recursos financeiros de interesse social, com capacidade de direção, com a criação de consensos/legitimação e a dominação/coerção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eugênia Aparecida Cesconeto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Docente  titular do Curso de Serviço Social e do Programa de Mestrado em Serviço Social  da Universidade Estadual  do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Pesquisadora-Membro do Grupo de Pesquisa e Defesa dos Direitos Humanos Fundamentais da Criança e do Adolescente. Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato (1991), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012).  Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, política social, criança e adolescente, formação profissional, e avaliação de políticas sociais.

Citas

BOURGUINON, Jussara A. O processo de pesquisa e suas implicações teórico-metodológicas e sociais. Revista Emancipação, Ponta Grossa: UEPG, ano 6, v. 1, n.1, p. 41-52, 2006.

CODATO, Adriano; PERISSINOTTO, Renato. Marxismo como ciência social. Curitiba: Ed. UFPR, 2011. 282p. (Série Pesquisa, nº 191).

CUNHA, Elcemir P. Marxismo e burocracia de Estado. Campinas: Papel Social, 2017.

FORTES, R. V. A burocracia como modo fenomênico necessário do capitalismo: a crítica de Lukács ao burocratismo e a necessidade da democratização da vida cotidiana. In: CUNHA, Elcemir P. Marxismo e burocracia de Estado. Campinas: Papel Social, 2017 (p.123 -146).

HIRSCH, Joaquim. Teoria materialista do Estado: processos de transformação do sistema capitalista de Estados. Trad. Luciano Cavini Martorano. Rio de Janeiro: Revan, 2010. 326p.

HIRSCH, Joaquim; KANNANKULAM, John; WISSEL, Jens. A teoria do Estado do “marxismo ocidental”. Gramsci, Althusser, Poulantzas e a chamada derivação do Estado. Revista Direito e Práxis, v.8, n 1, p. 722-760, 2017. [Online]. https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/37747/1/S1500053_es.pdf. Consulta, 10/11/2019.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MARTORANO, L. C. Nicos Poulantzas: burocracia e burocratismo. In: CUNHA, Elcemir P. Marxismo e burocracia de Estado. Campinas: Papel Social, 2017 (p.163 – 180).

MASCARO, Alysson. L. Estado e forma política. São Paulo: Boitempo, 2013. 132p.

NETTO, José P. Introdução ao método da teoria social. In: Serviço Social: direitos e competências profissionais. Conselho Federal de Serviço Social – CFESS e Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPPS, v.1, p.667-700. Brasília, 2009.

PEREIRA, Potyara A. P. Notas sobre a política social e seus impasses. [Prefácio]. In: FERNANDES, Rosa M. C. (Org.). Educação no/do trabalho no âmbito das políticas sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2019.

SOUZA FILHO, Rodrigo. Estado, burocracia e patrimonialismo no desenvolvimento da administração pública brasileira. [Tese Doutorado]. Programa de Pós-Graduação da Escola de Serviço Social, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006.

Publicado

2022-08-31

Cómo citar

Cesconeto, E. A. (2022). Políticas públicas na perspectiva do Estado em ação. Sociedade Em Debate, 28(2), 89-100. https://doi.org/10.47208/sd.v28i2.3086