A Pós-Verdade e a Gestão: Reflexões a partir do Exemplo do Brasil
Keywords:
Pós-verdade. Razão de mercado. Dark side. Cultura do management.Abstract
O objetivo desse trabalho é delinear uma abordagem da pós-verdade baseada em definições existentes, procurando identificar sua especificidade no contexto da gestão. Parte-se da premissa que determinadas condutas adotadas pelas empresas e estimuladas pela lógica neoliberal, que podem ser associadas ao chamado lado sombrio das organizações, têm sua contribuição para a formação de um contexto de pós-verdade. Diversos temas relacionados ao declínio da racionalidade, objetividade e verdade nas práticas de gestão serão abordados. A cultura do management disseminada pela mídia nas últimas décadas foi marcada por uma tendência que agora é favorável à pós-verdade. No Brasil, crises relacionadas à corrupção e outras práticas ilegais contribuem para o clima de perda de importância da verdade e propagação de ideologias conservadoras. Finalmente, o trabalho é concluído com observações sobre o ensino da administração, enfatizando a necessidade da epistemologia e da ética como um meio de resistência à onda da pós-verdade.