Mulher, pobreza e violência – a face perversa da desigualdade de gênero

Autores/as

  • Maíra Soalheiro Soalheiro Grade UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Antônio Rediver Guizzo UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Palabras clave:

Mulher, desigualdade, pobreza, violência.

Resumen

Este artigo se propõe a analisar a persistência dos índices de pobreza e do crescimento constante da miséria e desigualdade; pretende-se, ainda, analisar se a vulnerabilidade constante do conceito de pobreza como privação de capacidades, desenvolvido por Amartya Sen (2000), quando se trata de mulheres em situação de extrema pobreza, pode constituir um fator relevante para a ocorrência de violência doméstica. Para a consecução de tal objetivo, utilizaremos o método bibliográfico, por meio de aportes teóricos referentes à pobreza provenientes de Pierre Bourdieu, Amartya Sen, Robert Castel, além de outros autores, e também da análise de dados extraídos uma pesquisa realizada com mulheres em situação de pobreza no Brasil. Nesse sentido, a percepção de renda e o combate à situação de pobreza dessas mulheres poderia significar o fortalecimento de suas capacidades humanas e a possibilidade de desenvolver uma vida livre de violência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maíra Soalheiro Soalheiro Grade, UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009) e Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2011). Atualmente é analista judiciária junto ao Tribunal de Justiça do Paraná e aluna do curso de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento na UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Antônio Rediver Guizzo, UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, (2003), Pós-Graduação latu sensu pela Faculdade do Iguaçu em Lingua Portuguesa e Literatura (2006), Pós-Graduado em Métodos e Técnicas de Ensino pela UTFPR (2013), Mestrado em Letras - Área de Concentração: Linguagem e Sociedade; Linha de Pesquisa: Linguagem Literária e Interfaces Sociais - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, (2009); Doutorado em Letras pela UNIOESTE de Cascavel (2014); . Atualmente, atua como professor (dedicação exclusiva) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em em Literatura Comparada (Mestrado) - PPGLC.

Publicado

2019-04-07

Cómo citar

Soalheiro Grade, M. S., & Guizzo, A. R. (2019). Mulher, pobreza e violência – a face perversa da desigualdade de gênero. Sociedade Em Debate, 25(1), 42-54. Recuperado a partir de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2025