Violência Estrutural e Capitalismo: Particularidades da Sociedade

Autores

  • Maria Nelci Torres Soares Universidade Federal do Pampa
  • Monique Soares Vieira Universidade Federal do Pampa
  • Renata Gomes da Costa Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Violência Estrutural, Capitalismo, Sociedade Brasileira

Resumo

O artigo apresenta um estudo exploratório de cunho bibliográfico acerca da violência estrutural e suas particularidades na sociedade capitalista brasileira. O objetivo central é realizar uma reflexão sobre como essa expressão da violência vem se configurando diante as mediações que perpassam o capitalismo no Brasil. Traz ainda as seguintes provocações: Como o Estado contribui para a naturalização da violência estrutural? Como essa violência interfere no acesso aos direitos sociais? Quais são as suas principais expressões na cena contemporânea brasileira? Discute-se, sobre a complexificação da violência estrutural diante do atual estágio capitalista e, das persistentes investidas conservadoras que perpassam a construção das respostas da burguesia e do próprio Estado no seu enfrentamento. Ainda que a violência, em suas bases fundantes, não seja um fenômeno advindo do capitalismo, encontra neste, solo fértil para sua reprodução, tendo na violência estrutural uma expressão produzida a partir das condições inerentes a esse modo de produção.

 

Palavras Chave: Violência Estrutural, Sociedade Burguesa, Estado, Direitos Sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Nelci Torres Soares, Universidade Federal do Pampa

Especialista em Políticas e Intervenção em Violência Intrafamiliar e Bacharel em Ciências Sociais-Ciência Política pela Universidade Federal do Pampa.

Monique Soares Vieira, Universidade Federal do Pampa

Professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa. Mestre (2013) e Doutora (2015) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pampa (2010). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ética, Violência e Direitos Humanos (NEPEVEDH/PUCRS). Pós-Graduada em Impactos da Violência na Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atuou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área da Política de Assistência Social, atuando principalmente nos seguintes temas: violência sexual, criança e adolescente, medidas socioeducativas em meio aberto, família e expressões da violência contra a mulher e idoso.

Renata Gomes da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutoranda em Serviço Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Serviço Social, Trabalho e Questão Social e graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e as Relações de Gênero da UFMT.

Downloads

Publicado

2019-10-20

Como Citar

Torres Soares, M. N., Soares Vieira, M., & Gomes da Costa, R. (2019). Violência Estrutural e Capitalismo: Particularidades da Sociedade. Sociedade Em Debate, 25(3), 12-29. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1810