Políticas Públicas, Gênero e Autonomia Econômica: Uma análise de programas do governo brasileiro.

Authors

  • Ana Maria Lacerda de Freitas Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.
  • Luciene Rodrigues Professor titual do Programa de Pós graduação em Desenvolvimento Social e em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial da Universidade Estadual da Montes Claros - UNIMONTES

Keywords:

Gênero, Políticas Públicas, Autonomia Econômica, PBF

Abstract

Esta dissertação apresenta um estudo sobre as Políticas Públicas e as dimensões de gênero no Brasil. Trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada a partir de registros estatísticos dos gastos federais com os programas sociais e de dados dos indicadores de gênero, Sistema Nacional de Indicadores de Gênero e Retrato das Desigualdades, instrumentos utilizados para sistematizar várias informações em relação à situação das mulheres brasileiras. O trabalho analisa algumas variáveis do índice de desenvolvimento de gênero como a População Economicamente Ativa, renda média, taxa de desemprego, chefia familiar, escolaridade e o acesso a bens de consumo duráveis de forma a diagnosticar a situação feminina entre os anos 2003 e 2007. Logo após examinou-se os Programas Incentivo a Autonomia Econômica das Mulheres no Mundo do Trabalho e o Bolsa Família como forma de mensurar a autonomia econômica proporcionada pelos Programas às mulheres beneficiárias, avaliando sob o recorte da gestão dos recursos e capacitação profissional. Conclui-se que os Programas analisados contribuíram em alguns momentos para a melhoria das condições de vida das mulheres pela perspectiva da autonomia gerada, embora ainda esteja distante da equidade de gênero. Em outros momentos intensificou-se as desigualdades e estereótipos entre os sexos vigentes na sociedade, como é o caso do Programa Bolsa Família, que em suas normativas priorizam as mulheres como beneficiárias, acarretando na responsabilização feminina pelos trabalhos de reprodução e do cuidado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Maria Lacerda de Freitas, Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Graduada em Ciências Econômicas pela mesma instituição (2005). Tem experiência na área de Economia e atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento socioeconômico, mercado de trabalho, desigualdades sociais, autonomia econômica, gênero e Políticas Públicas.

Luciene Rodrigues, Professor titual do Programa de Pós graduação em Desenvolvimento Social e em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial da Universidade Estadual da Montes Claros - UNIMONTES

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira (1987), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo - USP (1998) e Pós Doutorado em Sociologia Econômica pela Universidade de Nova Lisboa - Portugal (2007). Foi Professor Visitante da Universidade de Utah (EUA) em 2003 e da Universté Catholique de Louvain - UCL (Bélgica) no 2o. semestre 2013/2014. É Professor Titular da Universidade Estadual de Montes Claros desde 1988. É Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social - PPGDS desde junho de 2014. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Social, História Econômica e Desenvolvimento. É líder do Grupo de Pesquisa institucionalizado na Unimontes/CNPq "Economia Social e Desenvolvimento". É Pesquisadora Associada do CesNova da Universidade Nova de Lisboa e Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social desde seu início, em 2004, Coordenadora Associada de 2010 a junho de 2014.. Atua principalmente nos seguintes temas: Economia social, economia rural e urbana, desigualdades socieconômicas, desenvolvimento regional, processos socioeconômicos, gênero e políticas sociais.

Published

2018-04-23

How to Cite

Lacerda de Freitas, A. M., & Rodrigues, L. (2018). Políticas Públicas, Gênero e Autonomia Econômica: Uma análise de programas do governo brasileiro. Sociedade Em Debate, 24(2), 273. Retrieved from https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1746

Issue

Section

Abstracts (Dissertations and Theses)