Políticas Públicas, Sujeitos Profissionais e a Fronteira Arco Sul

Autores/as

  • Helenara Silveira Fagundes Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Serviço Social.
  • Ineiva Terezinha Kreutz Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Toledo
  • Daniela Castamann Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Apucarana- PR.

Palabras clave:

Agentes implementadores, Fronteira Arco Sul, Políticas Públicas, Gestão.

Resumen

Este artigo faz parte do projeto de investigação intituladoDireito à Saúde, Políticas Públicas e Sujeitos Profissionais: um estudo nas cidades gêmeas  da fronteira Arco Sul. O objetivo é apresentar a proposta de estudo sobre a discussão dos agentes implementadores de políticas de saúde na região fronteiriça Arco Sul.Constata-se a importância destes sujeitos políticos para fazer a mediação entre as decisões e as intervenções do Estado com vistas a materialização das políticas públicas. São desconhecidas as posições hierárquicas nas estruturas administrativas das Secretarias Municipais de Saúde no Brasil e as equivalentes na Argentina, Paraguay e Uruguay. Entende-se os sujeitos profissionais como sujeitos políticos cujas iniciativas podem expressar práticas inovadoras de gestão, fortalecedoras da participação popular nas decisões e acompanhamento das políticas locais. Essa proposta de pesquisa tem como referências o direito à saúde, concepção de política, a implementação de políticas, os agentes implementadores no âmbito de regiões fronteiriças.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Helenara Silveira Fagundes, Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Serviço Social.

Assistete Social;Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina; Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina; Coordenadora do Núcleo e Estudos  e Pesquisas Estado, Sociedade Civil e Políticas Públicas e Serviço Social- NESPP.

Ineiva Terezinha Kreutz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Toledo

Assistente Social; Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina; Participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Estado, Sociedade Civil e Políticas Públicas e Serviço Social- NESPP - Professora da Universidade do Oeste do Paraná.

Daniela Castamann, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Apucarana- PR.

Assistente Social; Doutoranda, no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente no Curso de Serviço Social, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Apucarana- PRParticipante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Estado, Sociedade Civil e Políticas Públicas e Serviço Social- NESPP.

Publicado

2017-09-10

Cómo citar

Fagundes, H. S., Kreutz, I. T., & Castamann, D. (2017). Políticas Públicas, Sujeitos Profissionais e a Fronteira Arco Sul. Sociedade Em Debate, 24(1), 93 - 110. Recuperado a partir de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1681