Representações Sociais sobre as Experiências de Sucesso e Insucesso na Voz dos Gestores

Autores

  • Bela Feiman Sapiertein Silva Secretaria do Estado da Saúde - ES
  • Kallen Dettmann Wandekoken Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gladys Amélia Véles Benito Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Palavras-chave:

Gestor de Saúde, Política de Saúde, Sistema Único de Saúde.

Resumo

O objetivo foi reconhecer as representações sociais presentes na narrativa das práticas dos gestores de São Mateus - ES sobre as ações desenvolvidas consideradas experiências de sucesso e de insucesso. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevista com 16 gestores, a partir da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Partiu-se das 3 experiências apontadas como de maior sucesso as quais foram agregadas por Ideias Centrais. Por ter essas mesmas experiências sido também apontadas como experiências de insucesso, este estudo apresenta os contrapontos de ambos discursos, destacando-se a realização de campanhas, a oferta de serviços de saúde e a implantação e implementação da Estratégia da Saúde da Família. Compreende-se ser necessária a reflexão sobre as próprias práticas, com foco nas limitações e possibilidades de se construir estratégias criativas e responsáveis entre os atores envolvidos na saúde se houver a intenção de se romper com o modelo médico hegemônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bela Feiman Sapiertein Silva, Secretaria do Estado da Saúde - ES

Assietnte Social da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo. Mestre em Saúde Coletiva - UFES.

Kallen Dettmann Wandekoken, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Professora Ajunta do Departamento de Enfermagem da UFES.

Downloads

Publicado

2017-09-10

Como Citar

Silva, B. F. S., Wandekoken, K. D., & Benito, G. A. V. (2017). Representações Sociais sobre as Experiências de Sucesso e Insucesso na Voz dos Gestores. Sociedade Em Debate, 23(2), 281 - 304. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1614