Antinomias da igualdade e da diferença na sociedade contemporânea

Autores

  • Maria Thereza Rosa Ribeiro Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

sociologia, direitos do homem, igualdade, diferença, ator social, justiça

Resumo

Arecente decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STF) brasileiro, em 2011,acerca do reconhecimento da união homoafetiva nos traz à cena o propósito daabordagem sobre a antinomia da igualdade e diferença na sociedadecontemporânea. A tese deste artigo está em demonstrar que na decisão dos atoresdo judiciário, no que tange ao argumento jurídico da aprovação da uniãohomoafetiva, pode-se captar argumentos de justificação dos “direitos dosindivíduos a ter direitos”, similar à interpretação de autores que desenvolvema problemática da igualdade e diferença no campo teórico das ciências sociais.Para analisar essa dupla hermenêutica que se apresenta articulada no discursojurídico dos atores (dez ministros) do STJ, recorre-se aos aportes de ClaudeLefort, Louis Dumont e Nancy Fraser. Resgata-se, nesses autores, a interpretaçãodos direitos humanos e das circunstâncias em que surge a ideia de indivíduoenquanto um ator social, bem como a reflexão sobre as formas de convivênciaspossíveis entre os indivíduos na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Thereza Rosa Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Informações da autora: Maria Thereza RosaRibeiro é natural de Porto Alegre, RS. Formou-se em Ciências Sociaisna Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1979. É Mestre em Sociologia pelo PPGS da UFRGS (1985). Como formação complementar, realizou aEspecialização em Planejamento e Gestão Urbana pelo Instituto de Estudios enAdministración Local, Madrid, ES, (1987). Em 1999, obteve o título de Doutora em Sociologia, no PPGS do Departamento de Sociologia, da Universidade de SãoPaulo. Realizou o Pós-Doutorado no PPGS, UFRGS, em 2011. É organizadora ecoautora do livro Intérpretes do Brasil:leituras críticas do pensamento social brasileiro (Editora Mercado Aberto,2001); autora do livro Controvérsias daquestão social: liberalismo e positivismo na causa abolicionista no Brasil(Editora Zouk, 2012); professora associada no Departamento de Sociologia ePolítica da Universidade Federal de Pelotas, onde leciona na Graduação e noMestrado em Ciências Sociais.

Downloads

Publicado

2014-05-14

Como Citar

Ribeiro, M. T. R. (2014). Antinomias da igualdade e da diferença na sociedade contemporânea. Sociedade Em Debate, 20(1), 08-30. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/872