Juventude e participação: a experiência dos promotores juvenis de saúde no programa saúde e cidadania no espaço escolar

Autores

  • Livia Figueiredo Pequeno

Palavras-chave:

juventude, participação, promoção à saúde, promotor de saúde, participação juvenil

Resumo

O trabalho tem como objeto de análise a experiência de promotores juvenis de saúde no Programa Cidadania e Saúde no Espaço Escolar, desenvolvido pela Atenção Primária do Núcleo de Estudos de Saúde do Adolescente (NESA). Traz a análise dos significados que os promotores atribuem à atividade de promotor de saúde, qual concepção possuem de saúde, os limites e possibilidades das ações de promoção de saúde, desenvolvidas pelos promotores, e os significados que os profissionais do NESA atribuem às ações desenvolvidas pelos promotores juvenis de saúde, a partir da perspectiva destes. A juventude é uma categoria histórica e deve ser compreendida como um processo contraditório, apresentando vários significados. Portanto, os jovens constroem sua identidade a partir das suas relações sociais nos vários contextos sociais, culturais, políticos em que se inserem.O trabalho dos promotores de saúde tem como questão central a construção da cidadania e da participação. Suas ações pautadas na educação em saúde, fortalecem a autonomia dos indivíduos, vistos como sujeitos de direitos, construtores de sua própria história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Figueiredo Pequeno

Assistente Social graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, pós-graduada em Responsabilidade Social e Gestão Estratégica de Projetos Sociais pela Universidade Veiga de Almeida e mestranda em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Downloads

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Pequeno, L. F. (2012). Juventude e participação: a experiência dos promotores juvenis de saúde no programa saúde e cidadania no espaço escolar. Sociedade Em Debate, 17(1), 171-189. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/689