A interdisciplinaridade no programa saúde da família: como articular os saberes num espaço de conflitos?

Autores

  • Patrícia Barreto Cavalcanti Universidade Católica de Pelotas
  • Rafael Nicolau Carvalho

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, saúde, família

Resumo

No contexto atual do Sistema Único de Saúde o Programa Saúde da Família é a principal estratégia de reorganização do modelo de atenção à saúde no Brasil e tem se constituído no principal indutor da atenção primária. Contudo, as ações multidisciplinares são complexas e comprometem a qualidade do atendimento prestado a população, seja pela forma como ocorre a organização dos serviços, seja pelas barreiras oriundas das formações profissionais. São abordados neste artigo problemas freqüentes nas discussões sobre a interdisciplinaridade na ação profissional no Programa Saúde da Família. Apresenta-se ao longo deste trabalho as perspectivas teóricas que tentam elucidar a conjugação de saberes e os conflitos que caracterizam a produção do cuidado em saúde no nível preventivo de assistência, ainda pautado pelo modelo flexeneriano, por práticas profissionais individualizadas, muito aquém da clínica ampliada e do princípio da integralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Barreto Cavalcanti, Universidade Católica de Pelotas

Professora Associada II do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Coordenadora do Setor de Estudos e Pesquisas em Saúde e Serviço Social- SEPSASS. Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade- UFPB/CCS.

Rafael Nicolau Carvalho

Professor Assistente I do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Especialista em Programa Saúde da Família. Mestre em Serviço Social pela UFPB. Pesquisador do Setor de Estudos e Pesquisas em Serviço Social- SEPSASS. Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade- UFPB/CCS.

Downloads

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Cavalcanti, P. B., & Carvalho, R. N. (2012). A interdisciplinaridade no programa saúde da família: como articular os saberes num espaço de conflitos?. Sociedade Em Debate, 16(2), 191-208. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/679