OS NOVOS PÓLOS AUTOMOBILÍSTICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS: Considerações sobre o caso da General Motors em Gravataí (RS)

Autores

  • Sandro Ruduit Garcia

Palavras-chave:

Indústria automobilística, cadeia produtiva, relações de trabalho, sindicatos

Resumo

O objetivo central deste texto consiste em discutir, sociologicamente, aspectos relativos aos novos pólos automobilísticos no Brasil e suas implicações sociais. Trata-se, mais especificamente, de abordar (a) as características das relações interfirmas nos novos pólos industriais, guiadas pelos conceitos de Condomínio Industrial e de Consórcio Modular, (b) o movimento de reestruturação técnico-organizacional dos fornecedores locais e (c) as mudanças nas relações de trabalho, notadamente nas condições de emprego e nas práticas sindicais. Paralelamente ao exame bibliográfico, serão apresentados resultados obtidos em pesquisa exploratória sobre o caso do novo pólo automobilístico liderado pela General Motors do Brasil no município de Gravataí, Região Metropolitana de Porto Alegre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Ruduit Garcia

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, IFCH/ UFRGS. Colaborador no Grupo de Pesquisa/CNPq “Trabalho nas sociedades contemporâneas”.

Downloads

Publicado

2012-09-04

Como Citar

Garcia, S. R. (2012). OS NOVOS PÓLOS AUTOMOBILÍSTICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS: Considerações sobre o caso da General Motors em Gravataí (RS). Sociedade Em Debate, 9(3), 187-224. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/548