Políticas educacionais e o estado avaliador: uma relação conflitante

Autores

  • Silvia Cristina Yannoulas
  • Camila Rosa Fernandes de Souza
  • Samuel Gabriel Assis

Palavras-chave:

Avaliação de Políticas Públicas, Estado Avaliador, política educacional, reforma do Estado

Resumo

O artigo descreve a pesquisa realizada com o objetivo de dimensionar a utilização do conceito de Estado Avaliador nas produções científicas da Ciência Política, da Educação, do Serviço Social e da Sociologia. Constatou-se que é nulo ou pouco relevante o impacto do conceito na Ciência Política, no Serviço Social e na Sociologia, ao passo que na Educação o impacto foi múltiplo e diversificado, incluindo teses, dissertações, e artigos científicos. Entretanto, o conceito de Estado Avaliador não estimulou a realização de pesquisas que reúnam evidência empírica visando dimensionar a transformação efetiva no papel do Estado em matéria educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Cristina Yannoulas

Professora Adjunta 02 do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília, Licenciada em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais Sede Acadêmica Argentina (FLACSO/Argentina), e Doutora em Sociologia pelo Programa Conjunto em Estudos Comparados sobre América Latina e o Caribe da FLACSO/Brasil e Universidade de Brasília (UnB).

Camila Rosa Fernandes de Souza

Assistente Social formada pela Universidade de Brasília em 2009. Realizou intercâmbio durante a formação de graduação, na Universidade Nacional de La Plata - Argentina.

Samuel Gabriel Assis

Estudante de graduação do curso de Serviço Social da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2012-06-27

Como Citar

Yannoulas, S. C., Souza, C. R. F. de, & Assis, S. G. (2012). Políticas educacionais e o estado avaliador: uma relação conflitante. Sociedade Em Debate, 15(2), 55-67. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/351