Desemprego e função das políticas de emprego, trabalho e renda no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47208/sd.v28i2.3119

Palavras-chave:

Crise do Capital. Desemprego. Renda. Políticas Sociais.

Resumo

O artigo versa sobre o novo padrão de desemprego na atualidade e a função social e econômica das políticas de emprego, trabalho e renda como uma das formas de administrar os efeitos do desemprego no Brasil, assim como um mecanismo de controle do capital sobre o trabalho. O objetivo é demonstrar como as políticas estão voltadas para a criação e a promoção de um tipo de trabalho que não se restringe ao emprego formal, mas se estende a diferentes tipos de ocupações que legitimam o trabalho precário. Para isso, buscam-se as bases materiais que mantêm a persistência do desemprego na sociedade e os fundamentos das políticas de emprego, trabalho e renda no Brasil. Do ponto de vista metodológico, utiliza-se a pesquisa bibliográfica com base na teoria social de Marx, o debate entre autores de diferentes abordagens teóricas e a pesquisa documental. Conclui-se que, o direcionamento das políticas de emprego revela seu caráter contraditório, pois segue a diretriz da proteção dos direitos dos trabalhadores ao propor a necessidade do trabalho decente e de livre escolha, ao passo que direciona suas ações ao incentivo do trabalho autônomo, por conta própria, sob o discurso da promoção de novos tipos de emprego que não necessariamente possuam vínculos formais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Luiza Silva Bezerra, UFAL

Assistente social. Doutora em Serviço Social pelo PPGSS da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  Docente do curso de Graduação e de Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

AMARAL, Angela. Qualificação, sociedade civil e desindentidade de classe: os desafios para o sindicalismo. Revista Outubro, n 5, 2001. p. 29-45.

ANTUNES, Ricardo. A era da informatização e a época da informalização: riqueza e miséria do trabalho no Brasil. In: ANTUNES, Ricardo (org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006.

AZEVEDO, Beatriz. Políticas públicas de emprego: a experiência brasileira. São Paulo: Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, 1998a.

AZEVEDO, Beatriz. Políticas públicas de geração de emprego no Brasil: limites e possibilidades. In: OLIVEIRA, M. A. de (org.). Reforma do Estado: políticas de emprego no Brasil. Campinas: Unicamp, 1998b. p. 125-168.

BRASIL. Auxílio Emergencial chega a 60% da população brasileira. Brasília, 2020. Disponível em:https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/600-dias/arquivos-de-600-dias/cidadania-auxilio-emergencial-chega-a-60-da-populacao-brasileira. Acesso: 29 ago. 2021.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Guia para a formulação de políticas nacionais de emprego. Departamento de Políticas de Emprego. Genebra, 2013. Disponível em: <http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---ed_emp/---emp_policy/documents/publication/wcms_214960.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTATÍSTICA E GEOGRAFIA. Desemprego. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php. 2021. Acesso em: 29 ago. 2021.

MARX. K.; ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARQUES, Ana P. Trajectórias quebradas: a vivência do desemprego de longa duração. Porto: Profedições, 2009.

MÉSZAROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002.

MÉSZAROS, István. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

MORETTO, Amilton Jose. Políticas de emprego e sua contribuição à redução da informalidade e discriminação no mercado de trabalho brasileiro: a experiência recente. Brasília: OIT, 2010. (Trabalho Decente no Brasil; Documento de trabalho).

POCHMANN, Marcio. Rumos da Política do trabalho no Brasil. In: SILVA, Maria Ozanira da Silva e; YAZBEK, Maria Carmelita (Orgs.). Políticas públicas de trabalho e renda no Brasil contemporâneo. 2. ed. São Paulo: Cortez; São Luís: Fapema, 2008. p. 23-40.

RIFKIN. Jeremy. O fim dos empregos, o declínio inevitável dos níveis dos empregos e a revolução da força global de trabalho. São Paulo: Afiliada, 1995.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Bezerra, A. L. S. (2022). Desemprego e função das políticas de emprego, trabalho e renda no Brasil. Sociedade Em Debate, 28(2), 37-47. https://doi.org/10.47208/sd.v28i2.3119