Processos Educativos e Formação Humana no âmbito do PAIF: um estudo a partir de documentos

Autores

  • Rafael Bianchi Silva Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Formação Humana, Educação, Assistência Social, CRAS, PAIF.

Resumo

O presente trabalho realiza, a partir de alguns documentos que parametrizam a Política Nacional de Assistência Social, uma análise das estratégias socioeducativas propostas a serem realizadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAIF no âmbito do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), tendo como destaque a metodologia da pesquisa-ação e pedagogia problematizadora de Paulo Freire. No que tange à formação humana, os documentos indicam, como objetivos, que as ações realizadas no serviço, visem o desenvolvimento de potencialidades das famílias e a ampliação da sua capacidade de atuação na comunidade e território onde vivem, potencializando sua ação política. Para tanto, é necessária a construção de uma relação horizontal entre os técnicos e os usuários do serviço. Por fim, são pontuadas algumas dificuldades para a consolidação de tal proposta como a formação do profissional que trabalha na Assistência Social e a posição passiva e conformista da população atendida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação (Unesp/Marília). Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Downloads

Publicado

2019-04-07

Como Citar

Silva, R. B. (2019). Processos Educativos e Formação Humana no âmbito do PAIF: um estudo a partir de documentos. Sociedade Em Debate, 25(1), 147-160. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2177