Da Legitimidade Democrática à Efetividade Social: análise do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF

Autores

  • Thiago Dutra Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Classes Sociais, Legitimidade Democrática, Representação, Efetividade Social, Análise Concreta, CARF

Resumo

Com a preocupação de se avaliar as possibilidades e os limites dos mecanismos de participação para uma tática emancipatória dos trabalhadores, o presente artigo apresenta uma análise do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF a partir dos conceitos advindos da ciência política no debate sobre representação na sociedade civil. Após, sugere uma análise de realidade que parte do concreto articulando particularidade e totalidade. Assim, contrapõe os conceitos que determinam a legitimidade democrática às determinações da realidade que conformam a efetividade social do CARF, desvelando seu caráter de classe obscurecido pela aparência da paridade formal entre sociedade civil e Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Dutra, Universidade de Brasília

Mestrando em Política Social pela Universidade de Brasília. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

Dutra, T. (2016). Da Legitimidade Democrática à Efetividade Social: análise do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF. Sociedade Em Debate, 22(1), 141-174. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1370