Questão do voluntariado no “terceiro setor”: expressão da sociedade civil ou tendência de desresponsabilização do Estado na atualidade?

Autores

  • Janaina Lopes do Nascimento Duarte
  • Raquel da Silva Trombini

Palavras-chave:

Capitalismo contemporâneo, “Terceiro Setor”, Questão social, Voluntariado

Resumo

Esse artigo trata do trabalho voluntário na atualidade e visa problematizar o estímulo ao voluntariado no atendimento de necessidades sociais, particularmente no Brasil neoliberal após 1990. A questão central que norteia o texto é: como a conjuntura atual, que contribui para a ampliação do “Terceiro Setor”, também estimula o trabalho voluntário na contra a pobreza? O ponto de partida do nosso estudo é a compreensão do trabalho voluntário como um fenômeno inserido na lógica do “Terceiro Setor” diante da conjuntura de reestruturação do capital pós-1970, caracterizando, assim, a transferência de responsabilidades do Estado brasileiro para a sociedade civil. O texto centra-se no debate sobre: a reestruturação capitalista e a contrarreforma do Estado brasileiro; o “Terceiro Setor” e a questão social; a sociedade civil e o voluntariado em questão; por fim, tece algumas considerações sobre o voluntariado, como uma das expressões da tendência contemporânea de desresponsabilização do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-03-26

Como Citar

Lopes do Nascimento Duarte, J., & da Silva Trombini, R. (2014). Questão do voluntariado no “terceiro setor”: expressão da sociedade civil ou tendência de desresponsabilização do Estado na atualidade?. Sociedade Em Debate, 19(2), 83-109. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/954