Comunicação e gestão democrática da informação: um elemento fundamental às práticas emancipatórias

Autores

  • Jane Prates PUC-RS
  • Idilia Fernandes PUC-RS
  • Gabriel Agnoletto PUC-RS
  • Gissele Carraro PUC-RS
  • Jacqueline Carbonari

Palavras-chave:

comunicação, informação, inclusão/exclusão digital, reprodução, gestão da informação

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão critica articulando temas relacionados a informação, ao desenvolvimento tecnológico, e a gestão da informação evidenciando sua importância para as práticas participativas, em especial as práticas conselhistas, mas problematizando seus aspectos contraditórios e seus uso pelas elites orgânicas para a reprodução da cultura capitalista. Pretende-se contribuir com a desfetichização desses processos, em que pese o reconhecimento de sua relevância e necessária apropriação pelas políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Prates, PUC-RS

Doutora em Serviço Social e professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Idilia Fernandes, PUC-RS

Doutora em Serviço Social e professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Gabriel Agnoletto, PUC-RS

Graduando em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2014-03-26

Como Citar

Prates, J., Fernandes, I., Agnoletto, G., Carraro, G., & Carbonari, J. (2014). Comunicação e gestão democrática da informação: um elemento fundamental às práticas emancipatórias. Sociedade Em Debate, 19(2), 10-25. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/949