A importância da proteção social para a efetivação da reinserção sócio-familiar do portador de sofrimento mental

Autores

  • Ronaldo Alves Duarte Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Família, Saúde Mental, Portador de Sofrimento Mental, Política Social, Proteção Social.

Resumo

O presente trabalho consiste em uma reflexão acerca da importância da Proteção Social para a efetivação da reinserção social do portador de sofrimento mental. Assim, faz-se um percurso histórico da saúde mental, procurando mostrar a construção do processo de exclusão social do portador de sofrimento mental, bem como, apresentar a inversão do modelo assistencial oferecido a essas pessoas, o qual era centrado no hospital e passou a ser através de uma rede de serviços diversificados. Faz-se também, uma abordagem da inserção do grupo familiar na proposta de assistência psicossocial oferecida ao portador de sofrimento mental preconizada pela atual política pública de saúde mental brasileira e a importância da proteção social para esse grupo responder às demandas impostas neste contexto.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Alves Duarte, Universidade Federal Fluminense

Sou Mestrando em Política Social na Universidade Federal Fluminense. Possuo Mestrado em Educação, Cultura e Organizações Sociais pela FUNEDI-UEMG (2008), Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), Especialização em Saúde Mental: Família e Comunidade pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Há oito anos sou docente no curso de Serviço Social na Faculdade Divinópolis - FACED e sou efetivo no Serviço de Referência em Saúde Mental - SERSAM - Divinópolis. Tenho experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: família, saúde mental e serviço social.

Downloads

Publicado

2014-04-24

Como Citar

Duarte, R. A. (2014). A importância da proteção social para a efetivação da reinserção sócio-familiar do portador de sofrimento mental. Sociedade Em Debate, 20(1), 177-201. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/836