Educação continuada e seus reflexos na qualidade dos serviços prestados pelos assistentes sociais

Autores

  • Nilsen Vieira Marcondes Universidade de Taubaté/SP (UNITAU).
  • Elisa Maria Andrade Brisola Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

Educação Permanente. Assistente Social. Serviços Socioassistenciais.

Resumo

Como forma de emitir respostas mais adequadas a esta sociedade em evolução contínua, é imprescindível aos assistentes sociais manter o foco da dimensão de sua atuação compreendida como prática emancipatória de sujeitos coletivos que se encontram em constante transformação. Diante disso, cabe ao profissional não perder de vista a necessidade de seu envolvimento em processos continuados de educação permanente. Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da história oral, através de entrevista semiestruturada, intencionou-se conhecer em que medida a educação permanente se reflete na qualidade dos serviços prestados pelos assistentes sociais que atuam nos Centros de Referência da Assistência Social e nas Organizações Sociais. Os resultados evidenciaram que a busca pela educação permanente, visando ao aperfeiçoamento dos serviços socioassistenciais prestados, aparece em todas as narrativas. Conclui-se, portanto, que uma possível compreensão unilateral da educação permanente como necessidade precípua somente dos profissionais envolvidos com a docência ou pesquisa deve ser reconsiderada.

 

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Biografia do Autor

Nilsen Vieira Marcondes, Universidade de Taubaté/SP (UNITAU).

Assistente Social, Mestranda do Programa Acadêmico e Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté/SP (UNITAU).

Elisa Maria Andrade Brisola, Universidade de Taubaté

Assistente Social Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é Chefe do Departamento de Serviço Social da Universidade de Taubaté – UNITAU e Professora do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNITAU: Mestrado em Desenvolvimento Humano – Formação, Políticas e Práticas Sociais.

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Publicado

2014-05-01

Como Citar

Marcondes, N. V., & Brisola, E. M. A. (2014). Educação continuada e seus reflexos na qualidade dos serviços prestados pelos assistentes sociais. Sociedade Em Debate, 20(1), 92-121. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/795