Programa de aquisição de alimentos – compensação, emancipação e o debate do Serviço Social

Autores

  • Antônio Cruz
  • Janaína da Silva Guerra

Palavras-chave:

serviço social, segurança alimentar, políticas compensatórias, práticas emancipatórias, economia solidária

Resumo

O artigo parte da análise do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é parte do Programa Fome Zero, para questionar as concepções teóricas do Serviço Social acerca das práticas profissionais, relacionadas com as políticas públicas de caráter compensatório e com as práticas emancipatórias dos trabalhadores associados, reunidos em empreendimentos de economia solidária. O texto parte do questionamento sobre as posições teóricas hegemônicas que apostam na recomposição do wellfare state sob o capitalismo tardio, e que ignoram as novas práticas sociais e políticas que se gestam no seio de uma nova classe trabalhadora. O PAA aparece como um interessante laboratório de observação, uma vez que ele é proposto como uma articulação entre uma ação emergencial (compensatória) dirigida aos trabalhadores em situação de insegurança alimentar, e uma ação estruturante (emancipatória) para os trabalhadores na agricultura familiar organizados em empreendimentos econômicos associativos, que são os fornecedores de alimentos para o programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Cruz

Doutor em economia aplicada (UNICAMP). Coordenador nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (Rede de ITCPs).

Janaína da Silva Guerra

Assistente social, servidora técnico-administrativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); Mestre em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

Cruz, A., & Guerra, J. da S. (2012). Programa de aquisição de alimentos – compensação, emancipação e o debate do Serviço Social. Sociedade Em Debate, 17(2), 87-110. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/698