Trabalho do Agente Comunitário de Saúde: a dimensão educativa da supervisão
Palavras-chave:
Supervisão de enfermagem, trabalho, educação continuada, agente comunitário de saúde, Programa Saúde da FamíliaResumo
Este estudo se propõe a examinar a dimensão educativa dasupervisão como um dos instrumentos de organização do trabalho do agente comunitário de saúde. A depender da concepção de educação que ampara a supervisão, será facilitado ou dificultado o processo de internalização da legitimidade da posição do agente na divisão social do trabalho, promovendo a superação ou a reiteração da alienação. Agentes de diversos serviços atestam práticas educativas voltadas para a transmissão de informações técnicas; denunciam maior controle da produtividade do que dos conteúdos e estratégias que conformam as visitas domiciliares; e demandam formação orientada pela perspectiva de compreender o objeto da intervenção em saúde. Advoga-se a adoção de uma supervisão pautada numa concepção emancipatória de educação, que incentive a participação tanto no planejamento quanto na execução do trabalho, buscando dominar o objeto, os instrumentos e a finalidade do processo de trabalho e reafirmar o compromisso éticopolítico com a saúde.
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Publicado
2012-12-07
Como Citar
Trapé, C. A., Soares, C. B., & Dalmaso, A. S. W. (2012). Trabalho do Agente Comunitário de Saúde: a dimensão educativa da supervisão. Sociedade Em Debate, 17(1), 119-138. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/687
Edição
Seção
Artigos