Trabalho do Agente Comunitário de Saúde: a dimensão educativa da supervisão

Autores

  • Carla Andréa Trapé
  • Cassia Baldini Soares
  • Ana Sylvia Whitaker Dalmaso

Palavras-chave:

Supervisão de enfermagem, trabalho, educação continuada, agente comunitário de saúde, Programa Saúde da Família

Resumo

Este estudo se propõe a examinar a dimensão educativa da
supervisão como um dos instrumentos de organização do trabalho do agente comunitário de saúde. A depender da concepção de educação que ampara a supervisão, será facilitado ou dificultado o processo de internalização da legitimidade da posição do agente na divisão social do trabalho, promovendo a superação ou a reiteração da alienação. Agentes de diversos serviços atestam práticas educativas voltadas para a transmissão de informações técnicas; denunciam maior controle da produtividade do que dos conteúdos e estratégias que conformam as visitas domiciliares; e demandam formação orientada pela perspectiva de compreender o objeto da intervenção em saúde. Advoga-se a adoção de uma supervisão pautada numa concepção emancipatória de educação, que incentive a participação tanto no planejamento quanto na execução do trabalho, buscando dominar o objeto, os instrumentos e a finalidade do processo de trabalho e reafirmar o compromisso éticopolítico com a saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Andréa Trapé

Enfermeira, Mestre em Enfermagem em Saúde Coletiva, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Cassia Baldini Soares

Professora Livre-Docente, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva, Escola de Enfermagem da USP.

Ana Sylvia Whitaker Dalmaso

Médica, Centro de Saúde Samuel Barnsley Pessoa, Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Trapé, C. A., Soares, C. B., & Dalmaso, A. S. W. (2012). Trabalho do Agente Comunitário de Saúde: a dimensão educativa da supervisão. Sociedade Em Debate, 17(1), 119-138. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/687