A dicotomia entre Democracia Representativa e Democracia Participativa e a Educação no Brasil

Autores

  • Jario Luiz Caetano Farias

Palavras-chave:

Democracia participativa, democracia representativa, descentralização, educação

Resumo

O texto que segue constitui-se em uma combinação entre revisão bibliográfica acerca da democracia representativa e da democracia participativa e um ensaio teórico com certo posicionamento crítico que aborda a crise das democracias, principalmente no Brasil, e uma alternativa que, se não garante a solução, pelo menos coloca-nos no mesmo trilho dos países mais socialmente e humanamente desenvolvidos – a educação. A dicotomia entre democracia representativa e democracia participativa, a luz do que é entendido por descentralização democrática sob a ótica contra hegemônica, é aqui questionada, uma vez que, do ponto de vista conceitual de democracia, esta dicotomia constitui-se em uma redundância, pois toda a democracia representativa é, também, participativa. Portanto, a análise que se deve fazer não deve girar em torno da proporção entre uma e outra na busca do modelo ideal de democracia, e sim, na análise da qualidade e do comprometimento da participação popular dentro da democracia representativa onde a educação, que é fator preponderante nas democracias representativas que realmente representam o eleitorado, porque há uma participação eleitoral com qualidade e comprometimento político, é apontada como o diferencial entre uma sociedade com justiça social e qualidade de vida e outra com pobreza generalizada e enormes concentrações de renda. O comparativo entre investimentos em educação e os índices de desenvolvimento humano mostram que povo educado é, no mínimo, democraticamente realizado.

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Biografia do Autor

Jario Luiz Caetano Farias

Mestrando em Políticas Sociais na Universidade Católica de Pelotas – UCPel.

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Publicado

2012-12-07

Como Citar

Farias, J. L. C. (2012). A dicotomia entre Democracia Representativa e Democracia Participativa e a Educação no Brasil. Sociedade Em Debate, 17(1), 69-88. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/685