As ações de enfrentamento da pobreza e a origem e as principais características da política social no ocidente europeu e no Brasil

Autores

  • Anailza Perini de Carvalho
  • Izildo Corrêa Leite

Palavras-chave:

pobreza, proteção social, política social

Resumo

Com base em pesquisa bibliográfica, este artigo busca abordar como foram prestadas, historicamente, ações de assistência aos pobres e a origem e as características das políticas sociais no ocidente europeu e no Brasil. Desde o momento em que a pobreza foi entendida como um problema pelas classes dominantes e pelos governantes, ações foram implementadas, mas, em sua maioria, tinham o intuito de reprimir e punir. A política social surgiu na Europa ocidental como um instrumento do Estado moderno para atenuar os conflitos sociais iniciados no final do século XIX e início do século XX. No Brasil, verificou-se o início das políticas sociais no período de 1930 a 1964.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anailza Perini de Carvalho

Mestre em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Vitória – ES. Autora principal deste artigo.

Izildo Corrêa Leite

Doutor em Sociologia (UNESP/Campus de Araraquara), Mestre em Sociologia (Unicamp) e Professor do Departamento de Ciências Sociais, do Programas de Pós-Graduação em Política Social e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFES.

Downloads

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Carvalho, A. P. de, & Leite, I. C. (2012). As ações de enfrentamento da pobreza e a origem e as principais características da política social no ocidente europeu e no Brasil. Sociedade Em Debate, 17(1), 37-68. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/684