O “isso” e o “aquilo” das políticas sociais brasileiras

Autores

  • Tatiane Moreira de Vargas
  • Eunice Maria Viccari
  • Maria Isabel Barros Bellini

Palavras-chave:

Políticas sociais, família, Serviço Social

Resumo

Este artigo aborda as políticas sociais destacando as políticas de
saúde e de política de assistência social brasileira, assim como destaca a família brasileira como elemento central no campo das políticas sociais assumindo maior atualidade na Política Nacional de Assistência Social. Observa-se todavia que, ainda que a família tenha estado presente na historia nas políticas brasileiras, essa presença sempre se deu de forma antagônica pois, ou era sobrecarregada ou desconstituída de poder. O artigo também adentra o tema das contribuições do Serviço Social na orientação e acompanhamento social a famílias na perspectiva de defesa e ampliação dos seus direitos, especialmente seus direitos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Moreira de Vargas

Assistente Social e Preceptora da Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição, Mestranda em Serviço Social (PPGSS/PUC-RS), Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Saúde e Intersetorialidade/NETSI/PPGSS e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Família, Serviço Social e Saúde/GFASSS/PPGSS.

Eunice Maria Viccari

Assistente Social, Doutora pelo PPGSS da PUCRS, Professora da UNISC, Assistente Social da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social e integrante do Projeto de Pesquisa “A Intersetorialidade como elo de articulação entre as Políticas de Saúde e de Assistência Social com enfoque na abordagem dos assistentes sociais com famílias em municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina”. Pesquisadora Associada do Grupo de Estudos e Pesquisa em Família, Serviço Social e Saúde/GFASSS/PPGSS.

Maria Isabel Barros Bellini

Assistente Social, Doutora pelo PPGSS, Docente da FSS/PUCRS, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Saúde e Intersetorialidade/NETSI/PPGSS e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Família, Serviço Social e Saúde/GFASSS/PPGSS, Coordenadora de Pesquisa da Escola de Saúde Publica/ESP/SES, Coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa em Saúde/ESP/SES.

Downloads

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Vargas, T. M. de, Viccari, E. M., & Bellini, M. I. B. (2012). O “isso” e o “aquilo” das políticas sociais brasileiras. Sociedade Em Debate, 16(2), 15-41. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/672