ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS DA UTILIZAÇÃO INTENSIVA DE BIOMASSA NA GERAÇÃO DE ENERGIA

Autores

  • Almicar Oliveira Barum

Palavras-chave:

energia, impacto socio-econômico, externalidades

Resumo

Nesse trabalho abordaremos as análises que devem ser consideradas na avaliação das externalidades da utilização da biomassa na geração intensiva de energia. Os dados que serão apresentados nesse artigo fazem parte da tese de doutorado que venho desenvolvendo na Universidade de Coimbra, intitulada “Externalidades do Uso Intensivo de Biomassa no Processo de Geração de Energia”. A região que vem sendo utilizada como fonte de estudo situa-se no sul do Rio Grande do Sul, mais especificamente na região onde está situado o município de Piratini, onde encontra-se a maior área plantada de pinus elliottis do Rio Grande do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almicar Oliveira Barum

Professor Adjunto do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Católica de Pelotas; Mestre em Engenharia com concentração em Energia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com dissertação defendida enfocando o Planejamento Energético e Ambiental do Município de Pelotas; Atualmente realizando doutorado na Universidade de Coimbra, na área de Engenharia Elétrica com ênfase em Energia, com trabalho de tese na área de Estudo das Externalidades do Uso Intensivo da Biomassa na Geração de Energia.

Downloads

Publicado

2012-09-14

Como Citar

Barum, A. O. (2012). ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS DA UTILIZAÇÃO INTENSIVA DE BIOMASSA NA GERAÇÃO DE ENERGIA. Sociedade Em Debate, 5(3), 91-100. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/614