UM SIGNIFICADO DE ESCOLA A PARTIR DO COTIDIANO DE CRIANÇAS TRABALHADORAS DA ZONA RURAL

Autores

  • Georgina Helena Lima Nunes

Palavras-chave:

Escola, infância, trabalho

Resumo

Esta pesquisa pretendeu estudar o significado de escola para alunostrabalhadores da zona rural. A construção desse significado foi estabelecido a partir do cotidiano de algumas crianças trabalhadoras, através de uma investigação de natureza etnográfica. Buscou-se em categorias tais como: gênero, etnia e religiosidade algumas compreensões referentes à relação Trabalho e Escola, que é o eixo principal de onde emerge o significado de escola. No final desse estudo conclui-se que, embora, a escola tenha sido muito valorizada pelo grupo estudado, a construção de seu significado é intimamente ligado ao trabalho que, em um primeiro momento, constitui-se atividade primordial principalmente no que diz respeito à supressão das necessidades materiais. Todavia, essa constatação permitiu que, algumas perspectivas pedagógicas despontassem tendo por base uma concepção de escola, de infância e de trabalho infantil menos genérica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Georgina Helena Lima Nunes

Mestre em Educação, Professora da rede pública Estadual e Municipal.

Downloads

Publicado

2012-09-12

Como Citar

Nunes, G. H. L. (2012). UM SIGNIFICADO DE ESCOLA A PARTIR DO COTIDIANO DE CRIANÇAS TRABALHADORAS DA ZONA RURAL. Sociedade Em Debate, 6(2), 63-78. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/591