QUALIDADE DAS ESTATÍSTICAS ORIGINADAS DOS REGISTROS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO BAIRRO FRAGATA, NA CIDADE DE PELOTAS/RS

Autores

  • Alceu Ravanello Ferraro
  • Edson Luís Beckenkamp Vargas
  • Nádia Christina Ferreira Machado

Palavras-chave:

Estatísticas da Educação, registros escolares, múltipla matrícula

Resumo

Vem de longa data a insatisfação no Brasil em relação às estatísticas oriundas de registros escolares. O presente estudo analisa o problema da múltipla matrícula, com base em informações coletadas diretamente dos registros escolares de primeiras séries do ensino fundamental de 14 escolas, municipais e estaduais, situadas no Bairro Fragata, na cidade de Pelotas/RS. De um total de 1.280 registros correspondem de fato a apenas 1226 sujeitos. A depuração da múltipla contagem resultou na redução da taxa real de evasão (7,2% para 5,1%), em pequeno aumento na taxa de reprovação (de 19,7% para 20,3%) e num aumento substancial da taxa de aprovação (de 66,5% para 69,4%), contrariando a tese de que as taxas de evasão estariam maquiando a reprovação. A extensão da pesquisa a toda a Cidade de Pelotas poderá revelar que o problema provavelmente é mais grave do que o apurado num bairro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alceu Ravanello Ferraro

Professor Titular do PPG em Desenvolvimento Social e da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas. Professor Titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador do CNPq e coordenador do projeto.

Edson Luís Beckenkamp Vargas

Bolsista de Iniciação Cientifica do CNPq, na condição de acadêmico de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas, recentemente graduado. Responsável pela execução do trabalho de coleta e codificação dos dados, com participação também no processamento, na análise e elaboração do texto final.

Nádia Christina Ferreira Machado

Psicóloga pela Universidade Católica de Pelotas. Bolsista de Apoio Técnico Nível Superior do CNPq. Participação na elaboração e teste do instrumento de coleta; responsável pela organização do banco de dados e na tabulação; participação na análise e elaboração do texto final.

Downloads

Publicado

2012-09-06

Como Citar

Ferraro, A. R., Vargas, E. L. B., & Machado, N. C. F. (2012). QUALIDADE DAS ESTATÍSTICAS ORIGINADAS DOS REGISTROS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO BAIRRO FRAGATA, NA CIDADE DE PELOTAS/RS. Sociedade Em Debate, 7(3), 47-76. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/564