QUALIDADE DAS ESTATÍSTICAS ORIGINADAS DOS REGISTROS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO BAIRRO FRAGATA, NA CIDADE DE PELOTAS/RS
Palavras-chave:
Estatísticas da Educação, registros escolares, múltipla matrículaResumo
Vem de longa data a insatisfação no Brasil em relação às estatísticas oriundas de registros escolares. O presente estudo analisa o problema da múltipla matrícula, com base em informações coletadas diretamente dos registros escolares de primeiras séries do ensino fundamental de 14 escolas, municipais e estaduais, situadas no Bairro Fragata, na cidade de Pelotas/RS. De um total de 1.280 registros correspondem de fato a apenas 1226 sujeitos. A depuração da múltipla contagem resultou na redução da taxa real de evasão (7,2% para 5,1%), em pequeno aumento na taxa de reprovação (de 19,7% para 20,3%) e num aumento substancial da taxa de aprovação (de 66,5% para 69,4%), contrariando a tese de que as taxas de evasão estariam maquiando a reprovação. A extensão da pesquisa a toda a Cidade de Pelotas poderá revelar que o problema provavelmente é mais grave do que o apurado num bairro.Downloads
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Publicado
2012-09-06
Como Citar
Ferraro, A. R., Vargas, E. L. B., & Machado, N. C. F. (2012). QUALIDADE DAS ESTATÍSTICAS ORIGINADAS DOS REGISTROS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO BAIRRO FRAGATA, NA CIDADE DE PELOTAS/RS. Sociedade Em Debate, 7(3), 47-76. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/564
Edição
Seção
Artigos