COTIDIANO ESCOLAR: uma introdução aos estudos do cotidiano em contribuição ao conhecimento da realidade da escola

Autores

  • Andréa Tereza Brito Ferreira

Palavras-chave:

Sociologia do cotidiano, vida cotidiana, educação

Resumo

Este trabalho faz um percurso pela sociologia do cotidiano no sentido de analisar os elementos que estão incluídos nesta vertente sociológica e que poderão contribuir para a construção do conhecimento sobre a escola. Neste processo, discutiremos os estudos que influenciaram o desenvolvimento deste aporte teórico nas Ciências Sociais, bem como, a divisão dessa vertente sociológica em cotidiano e vida cotidiana a partir das bases fenomenológicas, marxistas e pós-modernas. Por fim, analisaremos a influência dessa abordagem em alguns estudos existentes na área de educação, indicando como o despontar de um novo caminho para o conhecimento da realidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Tereza Brito Ferreira

Pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco/ Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco/ Pesquisadora visitante do INRP-Paris (2001/2002).

Downloads

Publicado

2012-09-06

Como Citar

Ferreira, A. T. B. (2012). COTIDIANO ESCOLAR: uma introdução aos estudos do cotidiano em contribuição ao conhecimento da realidade da escola. Sociedade Em Debate, 8(3), 49-72. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/552