Implicações Socioeconômicas e Técnico-Sanitárias da Lavoura de Tabaco na Região de Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Autores

  • Ronaldo Guedes de Lima

Palavras-chave:

agricultor, tabaco, renda, agroquímicos, meio ambiente

Resumo

O modo produtivo da lavoura de fumo praticado há muitas décadas na região fumicultora do Vale do Rio Pardo, RS,  tem levantado suspeitas acerca dos malefícios ambientais e pessoais, devido ao padrão agroquímico/artificial posto em prática durante as consecutivas safras. Embora a solanácea represente segurança de venda às unidades familiares, o sistema de integração adotado recrudesce a dependência econômica e técnica. A par disso, depreendeu-se a necessidade de estudar os impactos destrutivos dessa lavoura no ecossistema e na saúde humana, em três municípios da região, confluentes com a bacia hidrográfica do Rio Pardinho. Neste texto, espera-se fazer uma retomada da discussão que se iniciou no relatório final da pesquisa denominada Tobacco growing and ecosystem effects. Por este meio, quer-se aprofundar questões sobre os aspectos socioeconômicos das diversas atividades agropecuárias, desenvolvidas pelos fumicultores que ajudaram a constituir o corpus de análise da pesquisa, cujos procedimentos metodológicos incluíram a realização de um total de 147 entrevistas realizadas através de um questionário. A forma tecnológica e os vínculos socioeconômicos da produção de fumo têm gerado problemas ambientais, despreparo dos agricultores com relação à manipulação de produtos tóxicos e ausência de uma renda satisfatória e necessária à melhoria da qualidade de vida das famílias. Mesmo assim, a lavoura de fumo continua sendo a principal (em alguns casos, a única) fonte monetária gerada nas unidades de produção familiar da região com área até 25 hectares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Guedes de Lima

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNISC e Doutorando em Agronomia na FAEM - Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil. O autor colaborou como pesquisador e coordenador do trabalho de campo da referida pesquisa.

Downloads

Publicado

2012-09-04

Como Citar

Lima, R. G. de. (2012). Implicações Socioeconômicas e Técnico-Sanitárias da Lavoura de Tabaco na Região de Santa Cruz do Sul, RS, Brasil. Sociedade Em Debate, 10(2), 91-109. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/537